A verdade é o fruto do conhecimento, e este privilégio é dado somente àqueles que, de fato, o procuram.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cão de duas cabeças

 Vou falar hoje de algo incrivelmente bizarro: trata-se do experimento soviético do "cão de duas cabeças".
 Durante a Guerra fria, no século passado, por volta da década de 50, com a disputa entre os EUA e a antiga União soviética( eles disputavam por tudo que se possa imaginar, inclusive na área da medicina) cada potência queria mostrar ser superior a outra e isso contribuiu com o surgimento de vários experimentos, no mínimo estranhos. Direi o que acho no final do post.

experimento da união Soviética, comandada por DemikhovVladimir Demikhov, um veterano dos hospitais do Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial, acreditava ser possível transplantar órgãos como o coração em seres humanos, até aquela época tal coisa era considerada absurda. Usando cães parra comprovar suas teorias, o soviético transplantou  o coração e os pulmões de um cachorro para outro, em 1947. Isto só seria possível em um humano quase duas décadas depois e foi realizado por Christiaan Barnard que era frequente visitante do laboratório de Demikhov.
 Mas foi em 1954 que Demikhov fez seu experimento Bizarro: "O cão de duas cabeças". Ele e sua equipe de cirurgiões demoraram horas para conseguir o resultado final da cirurgia. Neste dia, eles costuraram a cabeça e a parte superior do corpo de um cachorro menor no pescoço de um cachorro adulto, conectando seus vasos sanguíneos e a traqueia.
experimento com cão de duas cabeças de DemikhovOs cães, Shavka (o menor) e Brodyaga (o Pastor Alemão adulto), sobreviveram ao procedimento, podendo enxergar e se mover independentemente. Os cães foram apresentados diante de repórteres do mundo todo, mostrando a superioridade médica da União Soviética. Os jornalistas observavam enquanto as cabeças bebiam leite simultaneamente e o leite pingava do tubo não conectado do esôfago do cão menor.
 Os animais( as duas cabeças), nao viveram por muito tempo, morreram cerca de quatro dias após o experimento. Sendo que foram feitas experiências iguais mais de 20 vezes depois a essa, sendo que o recorde foi de mantê-los vivos por um mês.

O que eu acho disso tudo: Sou fã de animais. Adoro, principalmente, os cães, mas apesar de ser montruoso e grotesco este experimento, vendo os recursos médicos da época etc, creio que isso foi de grande utilidade para a humanidade. Muitos dirão: pra que isso? que covardia?.
 Mas na hora que precisar de um órgão para sobreviver, vão correndo entrar na fila de espera. Não estou defendendo os maus tratos aos animais, muito menos usarmos para melhorar nossas vidas com futilidades( tipo cosméticos e tal), mas na época não se tinha recursos que temos hoje e isto foi necessário para que hoje possamos salvar várias vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário