A verdade é o fruto do conhecimento, e este privilégio é dado somente àqueles que, de fato, o procuram.

sábado, 15 de junho de 2013

"Crianças Selvagens"

Crianças selvagens: crianças que por algum motivo, apresentam comportamentos que mais se assemelham, aos de um animal do que de um humano.Fantásticas histórias sobre o comportamento humano, dado os meios de sua criação. Este são dois exemplos disso:

Victor de Aveyron foi uma "criança selvagem" que foi encontrado na França, em 1798, sendo adotado então pelo educador francês Jean Marc Gaspard Itard.
 No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe dava vontade. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo.

A principio escapava constantemente e era difícil voltar a capturá-lo. Negava-se a vestir-se e rasgava as roupas quando lhes punham. Nunca houve alguém que o reclamasse como sendo seu filho biológico.
O menino foi submetido a um minucioso exame médico no qual não se encontrou nenhuma anormalidade importante. Quando foi colocado diante de um espelho parece que viu sua imagem sem reconhecer-se a si mesmo.
Em uma ocasião tratou de alcançar, através do espelho, uma batata que havia visto refletida nele (de fato a batata era segurada por alguém atrás de sua cabeça). Depois de várias tentativas, e sem olhar para trás, colheu a batata por cima de seu ombro. Um sacerdote que observava o menino diariamente descreveu esse incidente da seguinte forma: "Todos estes pequenos detalhes, e muitos outros que poderiam aludir, demonstram que este menino não carece totalmente de inteligência, nem de capacidade de reflexão e raciocínio. Contudo, nos vemos obrigados a reconhecer que, em todos os aspectos que não tem a ver com as necessidades naturais ou a satisfação dos apetites, se percebe nele um comportamento puramente animal. Se possui sensações não desembocam em nenhuma ideia. Nem sequer pode comparar umas as outras. Poderia pensar-se que não existe conexão entre sua alma ou sua mente e seu corpo."


Oxana Malaya era uma "criança selvagem", nascida na Ucrânia em 04 de novembro de 1983, uma de apenas 100 no mundo. A história começa quando ela tinha três anos e seus pais alcoólatras e negligentes deixaram ela fora de casa uma noite e ela foi até uma barraca onde eles deixavam alguns cachorros.
Ninguém veio cuidar dela ou nem pareciam notar que ela estava sumida, então ela ficou onde tinha calor e comida - carne crua e restos - esquecendo do que era ser humana, perdendo a pouca linguagem que tinha e aprendendo a sobreviver como membra da matilha. "Eu falava com eles, eles latiam, e eu imitava. Esse era o nosso meio de de comunicação." conta Oxana já adulta.
Depois de cinco anos( ano 1991), um vizinho reportou às autoridades,uma criança vivendo com animais. Quando ela foi achada, Oxana mal podia falar e corria de quatro latindo, imitando aqueles que cuidaram dela. Se tinha uma coceira atrás da orelha, ela coçava com o pé.
Apesar de ela talvez ter visto humanos à distância, e parece ter entrado ocasionalmente na casa da família como uma vagante, eles não eram mais a sua espécie: toda a sua vida significativa estava contida num canil.
O que se sabe sobre "a Garota-Cachorro" foi passado de ouvido para ouvido, por doutores e cuidadores de pessoas com deficiência. "Ela era como um animal pequeno. Ela andava sobre os quatro membros. Ela comia como um cachorro," ficava mais científico à medida que o tempo passava.
Ela andava de quatro na grama espessa, arquejando para a água com a língua para fora. Quando ela chega na torneira ela bate com a frente do pé no chão, bebe a água com a boca aberta e deixa a água escorrer sobre sua cabeça.
Até este ponto, você pensaria que a garota está atuando - mas no momento que ela balança a cabeça e pescoço para se livrar das gotas de água, exatamente como um cachorro quando está molhado, você tem um sentimento estranho de que isto é algo além da imitação. Então, ela late.
O som furioso que ela faz não é como um ser humano fingindo ser um cachorro. É uma exata e assustadora explosão de raiva canina e está vindo da boca de uma jovem mulher, vestida com short e camisa.
Em 2006, a psicóloga infantil britânica e especialista em crianças selvagens Lyn Fry, foi à Ucrânia com uma equipe do Channel 4 para conhecer Oxana, que vive hoje em uma casa para deficientes mentais, apesar de está aparentemente lúcida e conseguir comunicar-se e interagir como um ser humano hoje em dia.
 O modo de sua criação lembra muito a história de Rômulo e Remo que são, segundo a mitologia romana, dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, assassinou o seu próprio irmão e também foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.
Segundo a lenda, eram filhos de Marte e de Reia Sílvia (ou Rhea Silvia), que após serem afastados de sua mãe foram encontrados e amamentados por um Loba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário